Como lavar estofados sem causar danos

Os estofados precisam de cuidados especiais no momento da limpeza. Como são fabricados com materiais frágeis e delicados, se não forem usados os produtos corretos podem acontecer danos irreversíveis, como manchas, rompimento do tecido ou da costura. Devido a isso, há duas maneiras de evitar erros: contratando um especialista nesse tipo de serviço ou procurando conhecer bem as técnicas de limpeza.

Existem basicamente dois tipos de estofado: revertidos em tecidos ou em couro. Ambos levam costuras, por isso, os dois tipos podem romper-se no caso de limpeza incorreta. Quanto ao uso, existem estofados usados nos veículos (bancos), nos móveis de casa e escritórios (cadeiras) e os sofás, pufes e almofadas. Todos esses estofados ficam em lugares fechados, sujeitos a reter umidade por longo prazo, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias, gerando alergia e mau cheiro.

Quanto à estrutura, a maioria dos estofados são formados por estruturas de madeira. Os dos carros possuem estruturas metálicas, com forro em borracha e molas. Isso já demonstra que devem ficar livres de água e umidade. Também não devem sofrer impactos, mas ser manuseados com cuidado. Todos possuem uma camada de espuma sob o revestimento. Quanto ao revestimento, pode ser de couro natural, couro ecológico, couro vegetal ou tecido.

Os sofás de couro são costurados muitas vezes com fio de algodão ou nylon. Na junção entre as partes costuradas, fica uma abertura por onde a água pode entrar. Por isso, devem ser limpos com tecido úmido e sabão neutro (detergente). Deve ser usada escova de cerdas macias e secar com pano ligeiramente úmido para retirar todo o sabão. Depois de completamente limpo e seco, pode ser usado um condicionador especial para estofados de couro, encontrão em lojas especializadas, para dar acabamento e brilho. Para que a água não escorra para as espumas internas, a lavagem deve ser muito cuidadosa.

como lavar esfofados

Os estofados revestidos em tecidos devem ser lavados conforme a especificação de cada tecido, que consta no manual do fabricante. Basicamente, deve ser aplicado aspirador de pó, usando o bico fino, especial para estofados, aspirando assim toda poeira e pequenos objetos localizados nas dobras. Feita essa primeira limpeza, leia bem o manual do fabricante para verificar que produtos podem ser usados.

Os tecidos são mais permeáveis que o couro, o que facilita a passagem da água da superfície para as espumas. Por isso, geralmente devem ser lavados a seco. Caso o tecido aceite lavagem de estofados úmida, deve ser preparada uma mistura de sabão líquido neutro e água morna. Passe a mistura levemente no estofado, usando um pano levemente úmido e uma escova de cerdas macias, com movimentos leves. Seque imediatamente retirando toda a umidade com um pano limpo.

Caso o tecido exija lavagem de estofados a seco, use panos especiais para lavagem de estofados a seco, encontrados em lojas especializadas. Teste o pano de limpeza a seco em um canto escondido do estofado, para ver como ele reage ao pano de limpeza, Se ficar satisfeito com o resultado, limpe o restante do estofado. Nunca use calor, vapor ou jatos de água em nenhum estofado. Isso pode enrugar e rasgar o tecido, provocar manchas e danificar permanentemente o estofado.

A melhor solução é procurar um profissional ou uma empresa especializada, com boas referências, para limpar seus estofados. Se pretender atuar de forma profissional na limpeza de estofados, faça um curso para aprender todas as técnicas e cuidados. Estofados custam caro. Cuidado para não danificar o estofado dos outros! Se pretender lavar seus próprios estofados, leia o manual, tome cuidado e boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>